Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Confira os contatos feitos pelo SINDJUFE-BA em Brasília

    Segue abaixo, o relato do coordenador geral do SINDJUFE-BA, Henrique Quintanilha, acerca dos contatos feitos em Brasília nos dias 13 e 14:

    MPOG - MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO - Dra. Heloísa Oliveira (Chefe de Gabinete da Secretaria de Orçamento e Finanças)
    Conclusões: A área técnica do MPOG informa que "não há previsão orçamentária para o reajustamento da categoria do Judiciário para este ano no Anexo V da Lei Orçamentária" e que, por isso, o Ministério não teria, no momento, uma posição a esse respeito. Em longa conversa com a Dra. Heloísa (educadíssima e extremamente prestativa), explicando-lhe todo o caso, ela ficou de entrar em contato direto comigo a respeito das soluções possíveis junto à área técnica do Ministério no sentido de incluir a especificação do PL/emenda e respectivo numerário através de decreto ou outro formato jurídico próprio.

    SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - Ministro-presidente interino CARLOS AYRES BRITTO
    Conclusões: consegui audiência sem pré-agendamento ontem (14), pessoalmente, com o ministro Ayres Britto, na Sala de Audiências do Plenário do STF. Ele, que neste momento exerce a presidência do STF (pois Min. Cezar Peluso encontra-se em viagem), me informou que "o ministro Cezar Peluso se encontrou com Dilma há aproximadamente 1 mês e meio atrás para tratar de nosso assunto e que a presidente Dilma informou que não vetará o aumento. O ministro Peluso voltou da reunião com Dilma bastante 'animado'". Palavras exatas dele.

    CONGRESSO NACIONAL (dia 13)
    Líder do Governo na Câmara, DEP. CÂNDIDO VACAREZZA (PT):
    Conclusões: o Deputado me atendeu em seu Gabinete na Câmara e informou que no Congresso não há qualquer óbice à nosso aumento, que o problema agora é técnico - não especificação de nosso aumento na LOA. Mesmo que a relatoria seja positiva, tem de haver, antes, uma solução técnica para essa "não previsão". Indicou que precisamos procurar diretamente o MPOG para obter essa solução, pois o legislativo está totalmente aberto para aprovação. Me atendeu super bem e me encaminhou, após, para seu Chefe de Gabinete. Este, abriu o teor da Lei Orçamentária comigo para se certificar da não previsão. Super paciente e prestativo, a pedido do Deputado, tentou entabular uma solução, porém incidiu na mesma conclusão do Deputado: as Comissões podem dar parecer favorável, por adequação orçamentária etc, mas, no final, haverá o obstáculo da não especificação da despesa. Afirmou esse mesmo assessor, in verbis: "o Deputado Policarpo usou esse argumento de lutar pelo aumento para se eleger e não conseguiu", mostrando que não há precisão orçamentária e que a emenda de Policarpo não tem qualquer concordância do Governo ou acordo anterior. É apenas jogada política dele, parafraseando o que me disse. Berzoini deixou a relatoria porque não quer se desgastar politicamente, afirmou.

    Líder do Democratas, DEP. ACM NETO (DEM):
    Conclusões: atendido extremamente bem em seu Gabinete por Bárbara (Chefe de Gab.) e pelo Chefe de Gabinete da Liderança, Gustavo. Tratei do assunto em reunião com ele e a coordenadora de área Ana. Demonstraram interesse, se for o caso, em defender a proposta do Dep. Félix Mendonça, que é a emenda do subsídio. Disse-me, com sinceridade, que o Deputado só tem olhos no momento para o caso CASSAB, mas que vê grande interesse no assunto, contudo não pode relacionar a imagem do Deputado a "aumento de servidor", pois até os deputados do PT estão correndo disso.

    DEP. ANTONIO IMBASSAHY:
    DEP. JUTAHY MAGALHAES:

    Conclusões: demonstraram interesse em defender o pleito, com interesses políticos de demonstrar a desatenção do Governo especificamente para a nossa categoria, única sem receber aumento.

    DEP. AMAURI TEIXEIRA (PT - BA)
    Conclusões: não conhece o teor do PL, porém disse que defende a proposta por se tratar da categoria dos servidores a que ele se inclui (é Auditor da RF). Já o conhecia pessoalmente e ele conhece a realidade da carreira. Foi professor num curso que fizemos etc.
    Pediu que enviasse um paper para seu assessor (o qual peguei o contato) para que ele encaminhasse o assunto no Gabinete e passasse para ele fazer as pontes políticas na tentativa que intermediar esse acordo.

    DEP. POLICARPO (PT) - autor de EMENDA AO PL
    Conclusões: a emenda foi lançada e está "trabalhando" para conseguir aprová-la... O seu Assessor direto, Flávio, disse-me que não há qualquer acordo mas que qualquer manobra só pode ser tentada após o Dep. Berzoini entregar o Relatório (àquele momento Berzoini ainda não tinha devolvido a relatoria do PL).

    DEP. RICARDO BERZOINI (PT):
    Conclusões: Sua assessora direta, Rafaela, me atendeu e ficou de marcar um horário com o deputado logo após finda a sesão do Plenário da Câmara, após MUITO insistir. Logo após meu contato, ligou-me Rafaela informando que, por não haver acordo sobre o assunto, o Deputado acabou de entregar a relatoria do PL.

    DEP. REGINALDO LOPES (PT - MG): - autor de 2 EMENDAS AO PL
    Conclusões: solicitará Audiência Pública na Comissão para ouvir formalmente os setores interessados, antes de qualquer aprovação.
    Prestativo à aprovação da causa.

    SENADOR WALTER PINHEIRO (PT):
    Conclusões: atendido por sua assessora direta, Tereza, esta ficou de agendar horário com o Parlamentar, repassando-lhe o assunto, que enviei, por email.

    Tenho todos os contatos informados e estou à total disposição dos colegas e demais para prestar mais esclarecimentos sobre as conversas ou algo que pode não ter ficado bem esclarecido acima.

    Fiquei de continuar os contatos por email e telefone e ficaram também de me manter informado. Peguei outros contatos na Câmara e no Senado. Ficou de ser marcada audiência com Reginaldo Lopes e Walter Pinheiro, bem como com a área técnica do MPOG para a semana após a Páscoa.

    Pela atenção, obrigado.

    Henrique Quintanilha.

    • Publicações3341
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/confira-os-contatos-feitos-pelo-sindjufe-ba-em-brasilia/2649705

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)