Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Jornada de trabalho menor tem apoio de 49% dos parlamentares

    A redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas tem apoio de 49% dos parlamentares que tomam posse amanhã, segundo pesquisa do Instituto FSB.

    Dos 307 deputados e 33 senadores ouvidos, 31% afirmaram que são contra a redução da jornada enquanto 20% não souberam responder ou não tiveram opinião.

    Entre os parlamentares que se dizem de esquerda, a jornada de trabalho menor tem voto favorável de 65% deles. Já entre os de direita, esse número cai para 51%. O índice é menor entre os que se consideram de centro: 36%.

    A amostra pesquisada representa 57% dos 513 deputados e 81 senadores.

    A reforma trabalhista é o quarto tema mais citado na pesquisa feita pela FSB. Em primeiro lugar na prioridade de votações está a reforma política, seguida pela reforma tributária e o código florestal.

    "O primeiro semestre legislativo dos presidentes têm oferecido grandes oportunidades de mudanças regulatórias", afirma o cientista político Wladimir Gramacho, coordenador da pesquisa.

    Durante a campanha eleitoral, a presidente Dilma Rousseff disse diversas vezes que a redução da jornada não é tema a ser proposto pelo governo. Segundo a então candidata, a questão deve ser debatida a partir de um acordo entre empresários e trabalhadores. O programa de governo petista também não tratava da questão.

    Realizada entre 6 e 17 de dezembro de 2010, a pesquisa da FSB ainda revela que 71% dos novos congressistas são contra o aumento da carga tributária. A nova CPMF, chamada de Contribuição Social para a Saúde, teria o voto contra de 56% dos deputados e senadores.

    Quase 80% dos parlamentares avaliam que o trabalho do novo Congresso será ótimo ou bom. Os que têm a expectativa mais positiva são os deputados e senadores do PSB e PT. As avaliações mais negativas são do DEM e PSDB.

    A legislatura (2007-2011) que termina hoje é considerada regular por 44% dos parlamentares ouvidos.

    O DEM (57%), o PSDB (56%) e o PDT (56%) foram os partidos que avaliaram de maneira mais negativa a legislatura. Em contraposição, o PR e o PMDB foram os que mais qualificaram como ótima e boa.

    Para 77% dos novos congressistas, o governo Dilma será ótimo ou bom. Já o governo Lula foi aprovado por 80% dos deputados e senadores.

    A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

    Fonte: Folha de SP

    • Publicações3341
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jornada-de-trabalho-menor-tem-apoio-de-49-dos-parlamentares/2548914

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)